Como organizar a casa com a ajuda das crianças

novembro 05, 2014

Os serviços domésticos não precisam ser apenas responsabilidade dos adultos. Na verdade, deixar alguns afazeres por conta das crianças faz bem e contribui para o aprendizado. Com jeitinho fica fácil ensiná-los e você pode até transformar as tarefas em uma atividade divertida, afinal brincando se aprende! Confira aqui algumas dicas para incentivar a participação dos pequenos em casa. Não deixe de baixar também a nossa listinha de afazeres para organizar o seu time de pequenos ajudantes.


Ajudar o pai e a mãe faz bem e é divertido

Existem muitas tarefas de casa que as crianças podem participar, mas peça que elas ajudem nos serviços domésticos moderados e adequados para a sua idade. Use uma listinha de tarefas semanais para organizar os afazeres que você acha importante e quer que seu filho ajude, este é também um bom jeito de lembrá-los. 
Baixe aqui e imprima uma lista de afazeres para crianças.

Uma outra maneira de distribuir as tarefas é sorteá-las. E para deixar com cara de brincadeira, por que não transformar os afazeres em ‘missões’ para cumprir ao longo de um dia de faxina? Faça como se fosse um jogo, concedendo pontos para quem completar o maior número de missōes.

Você pode até oferecer um premio simbólico. Por exemplo, o vencedor tem o direito de sugerir um passeio para o fim de semana ou escolher algo que tem vontade para o jantar. Fica a seu critério decidir!

Use a imaginação

Com criatividade e um pouco de faz de conta, as tarefas domésticas podem ficar bem divertidas. Se a criança for ajudar no preparo do jantar, que tal imaginar que estão apresentando um programa de culinária? Lavar a louça, por exemplo, pode se transformar em um comercial de produto de limpeza.

Os pequenos também vão gostar de brincar de serviço de entrega. Faça isso para guardar as roupas nos quartos e nas gavetas certas. E que criança não iria se divertir arremessando a roupa suja no cesto? Não custa nada tentar, e para falar a verdade, o faz de conta e as brincadeiras vão render boas risadas!

E não se esqueça: música e mini acessórios de limpeza, tipo vassourinha e avental, podem ser um incentivo a mais para fazer a criança querer ajudar.

Tarefas recomendadas para crianças

·         Colocar e tirar as roupas da lavadora. A criança vai adorar apertar os botões!
·         Dobrar roupas limpas
·         Guardar a roupa na gaveta
·         Tirar pó dos móveis e superfícies mais baixas.
·         Varrer a cozinha
·         Alimentar os bichinhos de estimação
·         Colocar os brinquedos no lugar
·         Arrumar o quarto
·         Arrumar a cama
·         Ajudar a lavar o carro
·         Regar as plantas

Evite:

·         Tarefas que envolvam o contato com facas, objetos cortantes e produtos de limpeza pesada.
·         Uso de escadas. Não peça para a criança tentar alcançar lugares muito altos.
·         Tarefas que envolvem risco de choque ou queimaduras.

Com estas dicas vai ficar fácil estimular a participação das crianças nos afazeres domésticos. Apenas lembre-se de supervisionar os pequenos em todas as ocasiões.

E na sua casa, os filhos te ajudam com as tarefas do lar? Tem outras ideias para se divertir e organizar a casa com as crianças? Então compartilhe nos comentários!
  

You Might Also Like

2 comments

  1. Aqui em casa também coloco meu filho para me ajudar sempre. Ele não gosta muito, mas sei que no futuro ele vai me agradecer.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mhilka,
      É... as vezes eles não gostam muito, mas é importante né!
      E acabam se acostumando.

      Beijos.

      Excluir

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest